Aposentadoria Especial Quem Tem Direito

 
Confira aqui neste artigo tudo o que você deseja saber sobre a aposentadoria especial quem tem direito, entre outras informações como o que deve ser feito para ter acesso a esse benefício da previdência social. Uma das principais preocupações e desejos de todos os trabalhadores brasileiros é em relação ao tempo restante para a sua sonhada aposentadoria. Em nosso país, há diferentes formas e motivos que podem dar o direito da aposentadoria ao cidadão, tais como: tempo de serviço e contribuição – a quantidade de anos de contribuição é diferente para homens e mulheres, aposentadoria por invalidez, idade – essa também difere entre homens e mulheres, servidores públicos e ect. 
 

Aposentadoria Especial

 
Aposentadoria Especial
 
Neste texto, vamos tratar a respeito da aposentadoria especial quem tem direito, pois a lei mudou um pouco nos últimos anos em relação a esse benefício. Antigamente, algumas profissões davam direito a uma aposentadoria especial, como professor, petroleiro, agrônomo e jornalista, por exemplo. No entanto, hoje em dia, nenhuma profissão garante, de fato, a aposentadoria especial. Pois este benefício é oferecido com o objetivo de garantir uma espécie de compensação para aqueles trabalhadores que passaram boa parte de suas vidas atuando profissionalmente em atividades, cujo ambiente e práticas, ofereciam algum tipo de perigo altamente prejudicial a sua saúde. No entanto, existem algumas questões em relação a esse ponto. Por exemplo, em relação à aposentadoria especial quem tem direito são aqueles profissionais que ficaram expostos a agentes nocivos, como já citado, sejam eles biológicos, físicos e/ou químicos, de forma permanente, ininterrupta e contínua. 
 
Além disso, há o tempo de contribuição mínimo para cada um desses casos que é de 15, 20 e 25 anos com atividade efetiva de, no mínimo, 180 meses. Como a garantia desse benefício não é mais oferecida por motivos de profissão específica, para ter acesso a esse direito, o trabalhador deve comprovar que esteve em contato bem como exerceu determinada atividade considerada de risco a sua saúde e a sua integridade. É importante dizer que todo o processo de solicitação da aposentadoria especial deve ser acompanhado por um perito e é ele quem fará um relatório sobre o histórico profissional do trabalhador, que será essencial para que o benefício seja concedido ou não. Há algumas profissões que dão acesso com maior facilidade a aposentadoria especial como funcionários de hospitais, metalúrgicos, vigilantes noturnos e eletricistas. Mas, voltamos a dizer, elas não garantem que você terá acesso ao benefício.
 

Aposentadoria Especial Quem Tem Direito

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário