eSocial o que é e como funcionam os prazos

 
Saiba neste artigo todas as informações que você, empregador, precisa saber sobre o eSocial o que é e como funciona. Criado pelo Governo Federal, o eSocial é um projeto cujo principal objetivo é facilitar e simplificar a vida dos empregadores na hora de enviar as informações a respeito dos seus empregados, como folha de pagamento, declaração de imposto de renda retido na fonte, prontuários de medicina laboral, cadastro geral de empregados e desempregados, entre outras informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais, pois esta ferramenta da Receita Federal consegue unificar todos os dados do empregado em apenas um único portal, evitando, assim, uma série de procedimentos burocráticos e demorados. 
 

eSocial o que é

 
eSocial como funciona
 
O eSocial, antigamente, só estava disponível para aqueles empregadores que possuem vínculo com empregados domésticos. No entanto, hoje em dia, esse sistema bastante útil já está apto para atender empresas de todos os setores. Este projeto é fruto da parceria entre diversos órgãos públicos como a Receita Federal, Caixa Econômica Federal, instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Ministério da Previdência Social – MPS e o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Agora que você já sabe o que é o eSocial, veja logo abaixo como funciona o programa e quais os procedimentos você precisa seguir para conseguir cadastrar um empregado no eSocial. 
 
Antes de tudo, é preciso estar com várias informações em mãos a respeito do empregado que você deseja cadastrar. São informações básicas como data de nascimento, CPF, e-mail para contato, endereço, escolaridade, valor de salário contratual e número do NIS, por exemplo, além de outras informações. Depois que você tiver reunido toda essas informações, deverá acessar à plataforma do programa, disponível no seguinte link: http://www.esocial.gov.br/ e realizar um cadastro para gerar um código de acesso no site. Fazendo isso, o empregador já terá acesso ao conteúdo do eSocial e poderá realizar o cadastro do empregado, transferindo todos os dados pessoais e trabalhistas para a plataforma. Um fator importante do eSocial é que as informações cadastradas no programa poderão ser acessadas tanto pela Administração Pública quanto pelos trabalhadores, que podem, assim, conferir e ter a certeza de que seus direitos, como fundo de garantia e previdência, estão sendo cumpridos e devidamente pagos. 
 
Em se tratando de benefícios, um dos maiores oferecidos pelo projeto é a questão da comodidade, porque sem o eSocial, o empregador precisa utilizar vários sistemas para conseguir cadastrar as informações. Além disso, existe o fato de que não há necessidade de deslocamento para nenhum local físico, ou seja, todo o procedimento é feito inteiramente online, no site do eSocial. Os prazos são disponibilizados nas guias de pagamento do FGTS e você poderá acessá-los no próprio site do programa. Agora que você já sabe tudo sobre o eSocial o que é e como funcionam os prazos, aproveite já os benefícios deste programa se cadastrando na plataforma!
 

eSocial o que é e como funciona

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário